Oradores Convidados

O congresso SÍSMICA 2024 incluirá um conjunto de palestras proferidas por oradores convidados de renome internacional, a anunciar brevemente.

Shaghayegh Karimzadeh

Universidade do Minho

Unveiling the power of ground motion simulations: Bridging the gap between seismology and engineering challenges

Shagahyegh Karimzadeh é Licenciada e Mestre em Engenharia Civil pela Universidade de Tabriz, tendo-se graduando em 2007 e 2009, respetivamente. Obteve o seu doutoramento na Universidade Técnica do Médio Oriente (METU) em 2016, recebendo o prestigiante prémio da Fundação Parlar. Após a posição de pós-doutoranda de 2016 a 2018 e a função como docente de 2018 a 2021 na METU, é atualmente investigadora na Universidade do Minho, ISISE, liderando simulações de movimentos do solo para o projeto ERC, Stand4Heritage.

É especializada em engenharia sísmica e sismologia aplicada à engenharia, e a sua investigação centra-se na modelação numérica e simulação de movimentos do solo para aplicações de engenharia, particularmente na avaliação do risco. Está ativamente envolvida em vários projetos, foi coautora de mais de 50 publicações científicas, organizou eventos académicos, supervisionou estudantes de pós-graduação e é atualmente editora convidada da edição especial “Challenges in Civil

Universidade IUSS de Pavia

A utilização de parâmetros de risco sísmico na definição e otimização multi-critério de soluções de reforço estrutural

Ricardo Monteiro é Professor Associado de Estruturas, com agregação, na University School of Advanced Studies IUSS Pavia, em Itália, onde é também coordenador do internacionalmente renomado Programa Doutoral em Engenharia Sísmica (ROSE School). É responsável científico pelo departamento de formação do centro de investigação EUCENTRE, em Pavia, e investigador externo da unidade I&D CONSTRUCT da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, onde coordena o projeto FCT em reforço sísmico e energético de edifícios.

Esteve envolvido em vários projetos europeus, como LESSLOSS, SYNERG-G, NERA, SASPARM, principalmente dedicados à avaliação de risco sísmico de estruturas existentes em betão armado, a sua área de investigação principal. Mais recentemente, coordenou projetos financiados pela União Europeia no âmbito do risco sísmico na Europa, Norte da África e Médio Oriente (ITERATE, 2017 e INFRA-NAT, 2018) e pelo Ministério da Ciência Italiano e Proteção Civil Italiana, nas áreas do reforço estrutural de edifícios e pontes (ReLUIS, 2019-2024, FIRMITAS, 2022-2025).

Orientou até hoje cerca de 50 teses de mestrado e 13 teses de doutoramento na área da engenharia sísmica e é co-autor de mais de 190 artigos científicos, dos quais 78 em revista. Tem experiência docente em Itália, África do Sul e Portugal, onde se licenciou e doutorou em Engenharia Civil pela Universidade do Porto (especialização em Engenharia Sísmica), em 2011, com uma tese sobre avaliação sísmica probabilística de pontes em betão armado.

Rita Bento

Instituto Superior Técnico

Avaliação da segurança sísmica de edifícios de alvenaria. Aspetos gerais da aplicação da 2ª geração do Eurocódigo 8 – Parte 3

Rita Bento é Professora Catedrática de Mecânica Estrutural e Estruturas, do Instituto Superior Técnico. É licenciada em Engenharia Civil, Estruturas, pelo IST, Mestre em Engenharia Sísmica pelo Imperial College London e Doutora em Engenharia Civil, pelo IST.

Os seus interesses académicos envolvem as áreas de Engenharia Estrutural e Engenharia Sísmica com ênfase na avaliação sísmica e reforço estrutural do património construído, nomeadamente, monumentos e edifícios antigos de alvenaria e betão armado.

Desenvolve uma intensa actividade de gestão científica de que se destacam as seguintes funções: Presidente da CT115/SC8 de Normalização dos Eurocódigos Estruturais; representante do IPQ na CEN/TC250/SC8; Membro da Comissão Executiva da  Associação Europeia de Engenharia Sísmica (EAEE); Editora Associada do Bulletin of Earthquake Engineering; Coordenadora do WG12 – Continuing Education and Professional Development da EAEE, dirigindo a série de webinars internacionais orientados à comunidade técnica e científica sobre a segunda geração do Eurocódigo 8; Membro da Comissão do Ambraseys Award da EAEE; Diretora do programa de doutoramento em Análise e Mitigação de Riscos em Infraestruturas; e Membro do PhD Board do programa de doutoramento em Security, Risk and Vulnerability da Universidade de Genova.

António Costa

A2P Estudos e Projetos, Lda.

Projeto sísmico de estruturas de betão – desafios e soluções

António Costa é engenheiro projetista de estruturas no a2p desde a fundação do gabinete em 1990. A sua atividade de projeto tem sido essencialmente desenvolvida na área das estruturas de betão, quer no projeto de obras novas quer na reabilitação de obras existentes envolvendo edifícios, pontes e estruturas marítimas. Nas três últimas décadas tem exercido uma maior atividade no âmbito da reabilitação de estruturas de betão. Neste domínio, tem tido particular motivação para as intervenções em estruturas existentes envolvendo a avaliação e reforço sísmico de edifícios e pontes.

Fez toda a sua formação académica no IST onde se doutorou em engenharia civil em 1997 na área da durabilidade de estruturas de betão. É professor de estruturas de betão no IST onde tem desenvolvido atividade de investigação no âmbito da durabilidade e reabilitação de estruturas. Tem integrado diversas comissões técnicas e científicas relativas ao projeto de estruturas de betão no domínio do comportamento estrutural, durabilidade e reabilitação.

Scroll to Top